Presenças

S É R I E        F O T O G R Á F I C A 

 

Presenças

pressione com o “mouse” a setinha no centro da foto para iniciar o slide

 

Estou sempre à procura de lugares para fotografar aqui no Rio de Janeiro.

Quando comecei a fazer essas fotos, há uns dois anos, fui percebendo que não eram apenas um amontoado de fotos onde eu buscava a exposição ideal da luz sobre edifícios e paisagens da cidade, ou dito de outra forma, fui constatando poder estar se constituindo, ainda que involuntariamente, uma homogeneidade entre elas suficiente para justificar uma série fotográfica. Aliás, como todo projeto talvez, enquanto idéia,  enquanto argumento estruturado ele não nasce acabado, pronto, feito, ele vai se construindo, se retificando até tomar corpo e afirmação.

O fato é que ao colher o material fui percebendo essa dualidade das fotografias urbanas, a permência, a perenidade de uns elementos e a transitoriedade de outros. Uma composição onde o perene e  o transitório tentam se alinhar criando uma indentidade para o Rio de Janeiro. Daí ocorreu-me o nome “Presenças”.

Esta série ainda está em construção … quem é o perene, quem é o transitório? ainda estou por definir em  fotos novas e na leitura das já existentes.

 

Nilson Soares

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário