Retratos Anônimos

Retratos Anônimos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

álbum com todas as fotos             :  http://retratosanonimos.blogspot.com.br/

video da I parte  do trabalho       :  http://www.youtube.com/watch?v=4W_XXJHQxzA  

 

Amigos,

Atualmente estou trabalhando na série fotográfica Retratos Anônimos. Por questões de limites de espaço na plataforma wordpress as fotos estão sendo publicadas em outra hospedagem nos endereços acima.

Abordo pessoas desconhecidas nas ruas e pergunto se posso fotografá-las. São fotografias em close up, focadas nos olhos com uma lente de 50mm.

Uma experiência muito interessante. Porque afinal ser fotografado se, por um lado, é nos dias de hoje um ato massificado, por outro, representa  um gesto bem pessoal e íntimo, como então franquear isto a um estranho?

A reação das pessoas é bastante diversa. Felizmente a maioria concorda em ser fotografada, por diferentes razões, alguns se sentem lisonjeadas, especialmente as mulheres, outros estimulados por fazer parte de um projeto artístico ousado e por aí vai. Algumas pessoas não concordam, respeito-as profundamente, afinal eu sou um desconhecido.

Saber abordar pessoas anônimas nas ruas é uma atividade bem delicada e exige tato e boa vontade.

Como venho recebendo diariamente palavras de estímulo, seja do público em geral que acompanha meus trabalhos ou mesmo dos próprios anônimos, tenho a firme intenção de chegar a marca dos 100 retratos.

Principalmente, gosto de acreditar que por eu ser um estranho, consigo com mais isenção lançar um olhar sobre meus anônimos revelando a beleza que eles possuem naturalmente.

Para mim está sendo muito gratificante, tenho aprendido sobre fotografia e revisto minha relação com as ruas.

abs,

Nilson Soares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário